JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Quanto tempo leva para uma pessoa se tornar dependente em drogas

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 3547-3198 / (61) 98669-8646
10-sinais-de-que-seu-filho-esta-viciado-em-drogas-e1533865589388

Se tornar dependente químico é um processo rápido? Uma droga vicia mais que outra? Idade e fatores genéticos podem facilitar a dependência?

Para todas as perguntas acima a resposta é sim. Se tornar dependente de uma droga é um processo que pode ser bastante rápido, mas depende muito do tipo de droga, da idade em que começa o uso e de uma propensão familiar (genética) de se tornar dependente.

Drogas como o crack ou a heroína podem causar dependência desde os primeiros usos. Sabe-se que quanto mais cedo se começa a usar drogas, maior é a chance de se tornar dependente. Pessoas que têm familiares que são dependentes têm maior tendência a se tornarem dependentes.

Mas afinal o que é ser dependente de uma droga?

Muitas pessoas confundem a dependência a uma droga com o uso de uma droga, outras pessoas acreditam que a dependência a uma droga é “física” ou “psíquica” e que muitas drogas causam uma ou outra dependência. Nem todo usuário é dependente, mas todo usuário corre o risco de se tornar dependente.

O que caracteriza dependência a uma droga é:

  • A perda do controle do uso da droga, o dependente não consegue interromper ou uma vez que começa a usar não consegue controlar as quantidades de droga que usa.
  • A substituição progressiva de atividades importantes como o lazer ou trabalho pelo uso da droga
  • A persistência do uso da droga apesar das suas consequências negativas
  • A presença de fissura, ou seja uma vontade muito grande, quase incontrolável de usar a droga que pode aparecer a qualquer hora do dia ou da noite.
Mas “tal” droga não causa dependência? Eu consigo controlar.

Muitas pessoas acreditam que são capazes de sempre controlar o uso de uma droga. No entanto esta é uma ideia falsa.

A cada exposição à droga, o usuário está correndo o uso de perder o controle e de se tornar dependente. A cada vez que ele usa a droga é como ele subisse em uma corda bamba. Às vezes ele consegue chegar do outro lado, mas ele sempre está correndo o risco de cair na dependência.

Atualmente é impossível de avaliarmos nosso risco genético de nos tornarmos dependentes. Desconhecendo este risco, fica difícil saber quem irá usar a droga e se tornar dependente e que não irá se tornar dependente.

Sabe-se, contudo, que a exposição repetida, a precocidade do início do uso de drogas, alguns fatores sociais e pessoais podem facilitar o desenvolvimento de uma dependência química.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.