JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

O que fazer em caso de overdose?

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 3547-3198 / (61) 98669-8646
Addiction-Overdose-Concept

Uma overdose de drogas é uma situação assustadora e com risco de vida, e, por isso, é necessário recorrer a uma clínica para dependentes químicos. Uma overdose pode acontecer a qualquer pessoa, seja ela uma usuária iniciante ou alguém que sofra de um distúrbio prolongado do uso de substâncias.

As mortes por overdose são uma das principais causas de mortes entre jovens no Brasil. Por isso, uma clínica para dependentes químicos é a solução mais adequada para resgatar uma vida.

Entre os anos 2000 e 2019, elas aumentaram em mais de 75%.

Portanto, os sintomas de overdose requerem ajuda profissional o mais rápido possível para que haja uma chance de recuperação do paciente. Se você ou um ente querido está sofrendo de um distúrbio de uso de substâncias e corre o risco de sofrer uma overdose, não hesite em procurar ajuda.

Afinal, vidas podem ser poupadas quando a ajuda de uma clínica para dependentes químicos vem cedo!

Como acontece uma overdose?

Você sabe quais são os sintomas de overdose e como acontecem as mortes? Uma overdose causada por medicamentos ocorre quando um indivíduo usa um medicamento em quantidades maiores do que as prescritas ou recomendadas. Também pode ocorrer quando um medicamento é tomado de uma maneira errada (como injetar algo que deve ser inalado) ou se é combinado com outra substância.

Algumas overdoses são intencionais, decorrentes do desejo de suicídio de algumas pessoas. As overdoses acidentais acontecem quando um indivíduo toma mais medicamento do que o prescrito, toma uma combinação de medicamentos ou ingere grandes quantidades de um medicamento ilegal.

E, claro, quando há o consumo de drogas ilícitas! Nesse caso, uma clínica para dependentes químicos pode ajudar a reduzir a vontade de usar esse tipo de substância química.

Certos fatores podem aumentar o risco de overdose de um indivíduo, como:

  • Retomar o uso de drogas após um período de abstinência
  • Ter uma dependência significativa de drogas
  • Parar um programa de tratamento para uso de substâncias
  • Usar várias substâncias ao mesmo tempo
  • Tomar grandes quantidades de uma só vez e / ou aumentar a quantidade consumida ao longo do tempo

Mesmo que uma pessoa com um distúrbio de uso de substâncias tenha tolerado anteriormente uma certa dose, um período de abstinência diminui a tolerância do organismo a um medicamento.

Isso pode levar a uma overdose, que após ser tratada em um hospital, o paciente deverá dar continuidade ao tratamento em uma clínica para dependentes químicos. Os sintomas de overdose podem variar dependendo do tipo de droga que foi usado e se foi combinado com outra substância. Por exemplo, uma overdose de opioides apresenta sintomas diferentes dos que uma overdose de anfetaminas.

Em geral, os sinais ou sintomas de overdose de drogas incluem:

  • Dificuldade de respiração
  • Lábios arroxeados
  • Insônia
  • Perda da capacidade motora nos braços e pernas
  • Alucinações, paranoia, confusão ou desorientação
  • Dores graves no peito Dor de cabeça severas
  • Febre
  • Agitação extrema
  • Convulsões ou tremores
  • Inconsciência

Alguém não precisa exibir todos esses sintomas de overdose para de fato ter uma – apenas alguns podem ser um sinal de que a pessoa está em perigo e precisa de ajuda médica. Outros sintomas também podem acompanhar uma overdose, independentemente do medicamento que alguém tenha tomado.

Esses sintomas comuns de overdose incluem dor no peito, dor de estômago, confusão e dores de cabeça. Nem todas as overdoses resultam em morte. Mas se uma pessoa entra em coma e não responde, precisa de cuidados emergenciais em uma clínica para dependentes químicos.

Mesmo overdoses que não resultam em coma, convulsões e morte podem causar incapacidade permanente e outros problemas de saúde. Para os opioides, o reconhecimento dos estágios iniciais de uma overdose pode ser bastante difícil.

Os estágios iniciais da overdose parecem muito semelhantes à maneira como a droga normalmente afeta alguém. Por exemplo, uma pessoa que tomou opioides tem as pupilas dilatadas e agem de forma letárgica. No entanto, tomar a dose correta de opioides, prescrita pelo médico, não resultará nos sintomas de overdose descritos anteriormente.

Estes são sinais de que alguém tomou muita droga e corre o risco de sofrer uma overdose se não receber atendimento médico e posteriormente em uma clínica para dependentes químicos. Se você testemunhar uma pessoa que esteja tendo sintomas de overdose, fique com ela até a ajuda chegar.

Verifique a frequência cardíaca e a respiração. Se o indivíduo estiver inconsciente, vire-o de lado, caso vomite. Não permita que eles comam ou bebam nada, e principalmente que durmam. Mantenha essa pessoa acordada até que a ambulância chegue ao local.

Sendo assim, se você souber qual a substância que uma pessoa usou e quando tomou a última dose, informe os médicos para que possam administrar o tratamento adequado. Em seguida, ela deverá ser encaminhada para uma clínica para dependentes químicos.

Como tratar sintomas de overdose

Os tratamentos de overdose dependem das drogas que um indivíduo tomou. Afinal, cada uma tem um tratamento específico. A naloxona, conhecida como Narcan, pode ser usada para reverter os efeitos de uma overdose de heroína ou fentanil.

No entanto, seus efeitos são temporários e os indivíduos ainda precisam de atenção médica profissional, mesmo que os medicamentos tenham efeito imediato.

Desse modo, depois que uma overdose é tratada com sucesso, os indivíduos geralmente precisam de tratamento residencial ou ambulatorial para controlar os efeitos dos sintomas de abstinência de drogas e conseguir viver uma vida livre delas.

Portanto, se você conhece alguém que precisa de ajuda, fale conosco teremos prazer em ajudá-lo. Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.