JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Codependência: 5 formas de superar

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 3547-3198 / (61) 98669-8646

Como vimos, a codependência não é prejudicial apenas de um lado da relação. É normal e importante que sintamos compaixão pelo outro e tentemos ajudar quem precisa.

Porém, quando deixamos de pensar em nós para nos focarmos no outro, isso nos prejudica. Além do mais, a codependência faz focar no outro como um problema que nos motiva. Contudo, ao viver em função da dependência do outro, se esta deixa de existir, fica um vazio. É preciso lutar para se libertar disso.

Dessa forma, achamos importante trazer 5 formas para ajudar a superar a codependência:

Reconhecer a codependência

Como dissemos, a codependência é algo muito difícil de enxergar. É algo que vai, progressivamente, aumentando até chegar ao ponto patológico. Porém, é preciso reconhecer quando os limites foram ultrapassados. A partir disso, é preciso aceitar que temos um problema e buscar ajuda.

Busque ajuda

Depois de reconhecermos que precisamos de ajuda, devemos buscar essa ajuda. Há profissionais responsáveis e preparados para ajudar. Assim, é preciso entender que é um problema difícil e complexo e que não precisamos lidar com ele sozinhos. Nesses casos, a psicoterapia pode ser muito útil tanto para o tratamento, quanto para a descoberta do transtorno.

Além disso, em casos de dependência química, toda a família precisa de ajuda. Por essa razão é que cria-se grupos de apoio que podem ajudar todos os familiares a lidar com a situação.

Coloque sua vida como prioridade

Como dissemos, não é que não devemos ajudar as pessoas, ou nos preocuparmos com elas. Porém, não podemos colocar o outro como prioridade fundamental. Nós temos uma vida, sonhos, problemas, dificuldades e alegrias; não podemos deixar de lembrar disso. Assim, não podemos deixar de lutar por nós mesmo. Do mesmo modo que o outro precisa de ajuda, nós precisamos nos ajudar.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Sabemos que diante de uma situação de sofrimento, é muito difícil pensar nas nossas necessidades. Porém, há mudanças na vida dos outros que estão além de nossos esforços. Por outro lado, há coisas em nossas vidas que só dependem de nós.

Precisamos sim nos alegrar pelas vitórias dos outros, mas precisamos comemorar as nossas. Precisamos gastar tempo com o que precisamos, queremos e sonhamos. Ter em mente que somos importantes e que nossa vida vale a pena é fundamental.

Desenvolva sua autoestima

Geralmente, a pessoa com codependência tem baixa autoestima. Ela sente que não é inferior e que precisa do amor do outro. Mesmo que na relação haja abuso, a pessoa sente que não consegue viver algo melhor que isso. Como dissemos, a codependência de leva a crer que você precisa ver o outro feliz para estar feliz. A autoestima, nessa situação, sempre estará em um nível inferior ao bem-estar do outro.

Sair dessa situação, se reconhecer como digno de cuidado e valor é fundamental. Assim, busque o autoconhecimento e também busque se amar. Isso ajudará muito na luta contra a codependência.

Deixar de querer controlar a vida do outro

Deixar de focar na vida de outra pessoa é fundamental aqui. Você precisa entender que o outro é capaz de resolver os problemas dele. Além disso, é importante entender que o outro tem responsabilidade por suas escolhas. Quando compreendemos isso, deixamos que seja protagonista de sua própria vida para que possamos nos tornar protagonistas de nossas próprias vidas.

Diante de tudo isso, fica alição de que devemos encorajar uma pessoa e aconselhar, mas apenas quando isso nos for solicitado. As pessoas devem aprender a viver suas próprias vidas, da mesma maneira como nós devemos aprender a dizer não. Isso é importante para ajudar o outro a assumir responsabilidades.

Gostou da postagem? compartilhe em suas redes sociais. Ajude-nos a informar o maior numero de pessoas dividindo esse artigo com outras. Preencha o formulário de contato e aguarde o contato de um dos nossos profissionais.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.